
A Cáritas Diocesana de Itabira
A Cáritas Diocesana de Itabira foi criada em junho de 1966 e constituída em 02 de setembro de 1967. Ela é vinculada à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) como organismo da Igreja Católica, com mais de 180 organizações-membro nacionalmente e presença em mais de 200 países e territórios. A rede vem promovendo ações para efetivação dos direitos humanos e do desenvolvimento solidário e sustentável, tendo como diferencial a articulação entre a teoria e a prática, uma vez que o trabalho cotidiano vivenciado junto às comunidades funciona como base fundamental para a formulação teórica.
Em Minas Gerais, a Rede Cáritas é formada por 14 entidades membro e atua em sete regiões do Estado, são elas: Vale do Jequitinhonha, Norte, Zona da Mata, Noroeste, Vale do Aço, Triângulo Mineiro e Região Metropolitana de Belo Horizonte. A entidade funciona como pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, com autonomia administrativa e financeira.
A entidade atua no desenvolvimento sustentável solidário a partir da perspectiva das políticas públicas, com uma mística ecumênica. Prioriza a promoção da solidariedade e da justiça social, buscando garantir a igualdade de oportunidade e de direito da família, da criança, dos jovens e adolescentes em situação de risco, de forma a assegurar o pleno exercício de sua cidadania, propondo a defesa dos direitos sociais e básicos, da participação popular, contribuindo para a conquista da cidadania plena de todas as pessoas.
A instituição trabalha de forma integrada e participativa no campo Socioeducativo, perpassando, sempre, pelas políticas de Assistência Social; Criança e Adolescente; Saúde; Idoso; Educação; Segurança Alimentar; Previdência Social; Agrária e Agrícola e Gestão de risco. O trabalho da entidade se divide nas seguintes comissões: Comissão de Criança e adolescente, Comissão de Políticas Públicas, Comissão de Economia Popular Solidária, Comissão de Gestão de Risco, desenvolvendo trabalho com os seguintes grupos:
1) Assistência à criança e adolescente em situação de risco – Serviços de acolhimento Institucional na modalidade Casa Lar – (Casa Lar em Itabira e Casa Lar em São Gonçalo do Rio Abaixo);
2) Execução do Projeto Arte e Vida/Crianças e Adolescentes – Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – oficinas e atividades de formação. (Arte e Vida em João Monlevade e Arte Vida em Bela Vista de Minas);
3) Programa de apoio e fortalecimento institucional de grupos e entidades da sociedade civil;
4) Programa de Economia Popular Solidária – Articulação do fórum Regional de Economia Solidária – realização de feiras regionais (ponto fixo da economia solidária);
5) Comissão de Meio Ambiente da Diocese – Articulação do Fórum Permanente da Bacia do Rio Doce;
6) Programa Recuperação Socioambiental da Bacia Hidrográfica do Rio Doce e suas sub-bacias Médio Piracicaba e Santo Antônio com incentivo a plantio de árvores, recuperação de nascentes;
7) Participação nos três comitês de Bacia Hidrográfica compreendendo as bacias dos Rios Santo Antônio, Rio Piracicaba e Rio Doce; 8) Membro do COPAM regional e da câmara de mudanças climáticas do COPAM.
De modo amplo, a entidade busca pela construção de uma concepção de desenvolvimento participativa e multidimensional (ambiental, econômica, política, social e cultural), que não se “restringe“ ao crescimento econômico como condição única e suficiente para promover a melhoria da vida dos trabalhadores e trabalhadoras. Além disso, possui como diretriz geral de ação o compromisso com a construção do desenvolvimento solidário sustentável e territorial, na perspectiva de um projeto popular de sociedade democrática.
Fonte: Diocese de Itabira