ASSESSORIA TÉCNICA INDEPENDENTE DA CÁRITAS DIOCESANA DE ITABIRA FINALIZA 3º PMAS

O PMAS é um método utilizado pela Cáritas para planejar, monitorar, avaliar e sistematizar as ações ao longo do ano

Atividade de Planejamento, Monitoramento, Avaliação e Sistematização com toda equipe aconteceu nos dias 16 e 17 de novembro. Foto: Pedro Caldas/Cáritas Diocesana de Itabira

 

A equipe da ATI da Cáritas diocesana de Itabira realizou uma série de seis encontros na 3ª etapa do PMAS entre os dias 07 a 10  de novembro de 2023 com a participação das gerências e coordenações e nos dias 16 e 17 com toda as equipes que atuam nos territórios atingidos. Os encontros tiveram como objetivo monitorar e avaliar as ações desenvolvidas pela ATI nos últimos três meses (agosto, setembro e outubro), bem como planejar as ações futuras (novembro a janeiro).

Durante os encontros, foram abordados diversos temas relacionados à reorganização do trabalho, resultados, desafios e prioridades, além da análise de conjuntura, entre outros assuntos. A equipe da ATI apresentou o monitoramento das atividades realizadas no último trimestre, bem como as impressões sobre os desafios para o próximo trimestre de trabalho. Também foram realizados espaços de escuta  onde  as equipes avaliaram seus trabalhos e propuseram as próximas ações a serem executadas.

A mobilizadora social Maricarmen Nepomuceno, analisa que “as construções coletivas e participativas são essenciais nos espaços que buscam justiça e garantia de direitos. O PMAS é uma importante ferramenta metodológica que faz parte da nossa jornada na ATI, nos levando a refletir sobre os limites e avanços das nossas ações em busca da reparação integral para os atingidos e atingidas, que mesmo após 8 anos do rompimento ainda têm seus direitos violados e negligenciados pelas empresas.”

Geisiane Lima, Coordenadora Geral da ATI da Cáritas Diocesana de Itabira destaca a importância da organização interna para assegurar a eficácia das atividades junto às pessoas atingidas. “O PMAS é valorizado como um amplo espaço de intercâmbio de conhecimentos, interação e formação, contribui para a execução qualitativa das ações planejadas e reforça a busca pela reparação integral e pela garantia do direito à assessoria técnica independente.”

O encerramento do 3º PMAS aconteceu na última sexta (17), marcando um momento significativo para a ATI. As equipes dedicaram-se a identificar atividades ou produtos que possam contribuir efetivamente para atender as prioridades estabelecidas para o 4º trimestre. Além disso, a atividade serviu como uma valiosa oportunidade de aprendizado coletivo, promovendo a troca de experiências e a sistematização do conhecimento adquirido pela ATI ao lidar com os impactos nos diversos territórios e com as pessoas atingidas. Este processo reforça o compromisso da Cáritas em aprimorar suas práticas em prol do bem-estar das comunidades atingidas.

Rolar para cima