ATI Cáritas Diocesana de Itabira realiza exposição “Identidades” na abertura da Campanha da Fraternidade 2025

Abertura reuniu mais de dois mil fiéis no Parque Estadual do Rio Doce

 

No último domingo (09), a ATI prestada pela Cáritas Diocesana de Itabira participou da abertura da Campanha da Fraternidade 2025, onde foi exibida a exposição fotográfica “Identidades”. As fotos, expostas no trajeto percorrido pelos fiéis, convidaram o público à reflexão sobre o que compõe os Territórios 01 (Rio Casca e Adjacências) e 02 (Parque Estadual do Rio Doce e sua Zona de Amortecimento), atingidos pelo rompimento da barragem de Fundão. 

A exposição apresenta três eixos fundamentais para compreender as dimensões dos municípios atingidos:  “Quem Somos”, que retrata as pessoas que vivem e dão vida a esse chão; “Potências do Território”, que destaca as riquezas culturais, os saberes e as resistências que florescem mesmo diante dos danos causados aos modos de vida das pessoas atingidas pelo rompimento; e “Fé e Luta”, que evidencia a espiritualidade e a força das pessoas atingidas que, nesses espaços de comunhão, se unem, também, para denunciar os danos sofridos e reivindicar por melhores condições de vida.

Confira AQUI o folder da exposição.

 

Durante a abertura da Campanha, os mais de 2 mil fiéis presentes na celebração puderam conhecer e sentir parte da história, da luta e da força dos territórios e das pessoas que os habitam. 

A Cáritas é uma importante animadora da Campanha da Fraternidade. O evento é uma oportunidade para que os(as) agentes Cáritas contribuam na construção de um tempo de oração, reflexão, mobilização social e ação contra as desigualdades e injustiças sociais. Por isso, também, a ATI esteve envolvida na construção da exposição.

 

Campanha da Fraternidade

A Campanha da Fraternidade marca o início do período da Quaresma, que se encerra na Semana Santa. Ela tem como objetivos: despertar o espírito comunitário e cristão no povo de Deus, na busca pelo bem comum; educar para a vida em fraternidade; e renovar a consciência da responsabilidade de todos e todas pela ação da Igreja na evangelização e na promoção humana, em vista de uma sociedade justa e solidária. 

Neste ano, a Campanha tem como tema Fraternidade e Ecologia Integral. Seu lema “Deus viu que tudo era muito bom” (Gn 1:31) desperta a corresponsabilidade e visa fortalecer a consciência ecológica e o compromisso dos cristãos e cristãs com a nossa Casa Comum. 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima