A atividade, promovida pela ATI Cáritas Diocesana de Itabira, foi realizada na comunidade exibiu produção sobre o festejo de São João Batista, ocorrida no último mês de junho
No dia 13 de setembro, a ATI prestada pela Cáritas Diocesana de Itabira realizou mais uma exibição do Cine Memória Viva. Desta vez, a atividade aconteceu na comunidade do Sítio Sapucaia, em Sem-Peixe, no Território 01 (Rio Casca e Adjacências). O vídeo exibido foi “Comunidade Sítio Sapucaia vive a magia do São João por meio da preservação da memória”, que foi produzido pela ATI e mostra a tradição do festejo religioso na comunidade, onde os moradores puderam expressar um pouco de suas vivências e da cultura local.
Esta edição do Cine Memória Viva ocorreu durante a Roda de Diálogo, promovida pela Assessoria Técnica Independente, sobre o direito dos povos e comunidades tradicionais à “Consulta Prévia, Livre e Informada”.
No início da atividade, o assessor técnico da equipe de comunicação da ATI, Miguel Araujo, fez uma apresentação para as pessoas atingidas sobre a proposta do vídeo e como ocorreu o processo de gravação, feito pela equipe da ATI Cáritas Diocesana de Itabira. “O Cine Memória Viva tem o objetivo de apresentar e validar o vídeo gravado na comunidade junto à própria comunidade. Nesse sentido, os(as) moradores(as) puderam dialogar sobre suas impressões em relação a essa produção”, disse Miguel.
Segundo os moradores, a festa de São João, no Sítio Sapucaia, é realizada há mais de 80 anos. Na produção, eles contam um pouco da vivência de suas famílias e da relação com essa manifestação de cultura e fé.
“O Cine Memória Viva realizado no Sítio Sapucaia mostrou para a comunidade uma produção audiovisual, por meio da tradição, do autorreconhecimento e da preservação da memória. Os participantes compartilharam suas histórias, resgataram memórias coletivas que foram enriquecidas e emocionaram todos os presentes. As pessoas atingidas que participaram da atividade expressaram satisfação com o material produzido, demonstrando alegria por ver a história de sua comunidade registrada e disponível para outras pessoas”, completou Miguel.
Se você ainda não assistiu o vídeo, confira clicando no link a seguir: https://www.youtube.com/watch?v=Zl5smPO7i3c
O Cine Memória Viva é uma iniciativa da ATI prestada pela Cáritas Diocesana de Itabira e tem como objetivo exibir as produções audiovisuais gravadas nas comunidades atingidas pelo rompimento da barragem de Fundão durante o período de assessoramento técnico. Além desta edição, já foram realizadas outras duas, nas comunidades quilombola de Areião, em São Domingos do Prata, e de Santa Rita e Inácias, em Marliéria, nos Territórios de Rio Casca e Adjacências (Território 01) e do Parque Estadual do Rio Doce e sua Zona de Amortecimento (Território 02), respectivamente. Confira o acervo de vídeos do Cine Memória Viva, disponível no canal da ATI Cáritas Diocesana de Itabira no YouTube.