O edital tem como objetivo central a seleção e apoio a projetos de grupos produtivos e empreendimentos individuais
Na última quarta-feira (29), a Cáritas Diocesana de Itabira promoveu uma roda de conversa virtual para discutir sobre o Edital da Fundação Renova Multiplica Rio Doce. O encontro teve como foco fornecer informações essenciais e esclarecer dúvidas relacionadas ao edital, que busca selecionar e apoiar projetos de grupos produtivos e empreendimentos individuais, a partir da seleção e apoio a 30 projetos de grupos produtivos formais, associações, cooperativas, fundações e institutos e outros tipos de representação coletiva, estes grupos podem captar até 70 mil reais, já os empreendedores individuais como MEI, produtores rurais, artesãos e profissionais autônomos podem captar até 30 mil reais.
O Edital, inserido no contexto do Programa de Desenvolvimento e Diversificação Econômica (PG 018) Descrito na Cláusula 130 alíneas c, d, e e f do TTAC determinou a criação da Fundação Renova, e visa impulsionar a geração de trabalho e renda nas áreas atingidas pelo rompimento da barragem de Fundão. Ele tem o encerramento das inscrições previsto para o dia 10/12/2023 e as inscrições podem ser feitas no site: https://www.multiplicariodoce.com.br/.
A roda de conversa permitiu uma troca direta e participativa de informações, possibilitando que os atingidos entendessem melhor os requisitos do Edital, os critérios de seleção e os benefícios oferecidos.
O edital prevê acompanhamento e mentoria em gestão, aprimoramento dos produtos e serviços, ações de marketing e prestação de contas do recurso financeiro aportado no desenvolvimento de cada projeto aprovado.
A coordenadora da equipe de Reativação Econômica da Cáritas Diocesana de Itabira, Maria Lucia Fernandes, destaca que “a partir desse primeiro encontro, está sendo preparado para os dias 30/11 a 08/12, um plantão de ‘tira-dúvidas’ sobre o edital Multiplica Rio Doce, as pessoas atingidas que têm interesse de se inscreverem nos editais, poderão procurar os pontos de apoio da ATI para solicitar orientações sobre o Edital Multiplica Rio Doce ou em relação aos programas de reparação socioeconômica.”, explica.
A Cáritas Diocesana de Itabira não é a responsável pelo Edital Multiplica Rio Doce, de responsabilidade da Fundação Renova. Porém, enquanto , Assessoria Técnica Independente dos Territórios 01 e 02, atua na busca pela garantia de informações detalhadas sobre todos os passos do processo de participação integral nas comunidades dos territórios Rio Casca e Adjacências, assim como no Parque Estadual do Rio Doce e sua Zona de Amortecimento.