Abertura reuniu mais de dois mil fiéis no Parque Estadual do Rio Doce
No último domingo (09), a ATI prestada pela Cáritas Diocesana de Itabira participou da abertura da Campanha da Fraternidade 2025, onde foi exibida a exposição fotográfica “Identidades”. As fotos, expostas no trajeto percorrido pelos fiéis, convidaram o público à reflexão sobre o que compõe os Territórios 01 (Rio Casca e Adjacências) e 02 (Parque Estadual do Rio Doce e sua Zona de Amortecimento), atingidos pelo rompimento da barragem de Fundão.
A exposição apresenta três eixos fundamentais para compreender as dimensões dos municípios atingidos: “Quem Somos”, que retrata as pessoas que vivem e dão vida a esse chão; “Potências do Território”, que destaca as riquezas culturais, os saberes e as resistências que florescem mesmo diante dos danos causados aos modos de vida das pessoas atingidas pelo rompimento; e “Fé e Luta”, que evidencia a espiritualidade e a força das pessoas atingidas que, nesses espaços de comunhão, se unem, também, para denunciar os danos sofridos e reivindicar por melhores condições de vida.
Confira AQUI o folder da exposição.
Durante a abertura da Campanha, os mais de 2 mil fiéis presentes na celebração puderam conhecer e sentir parte da história, da luta e da força dos territórios e das pessoas que os habitam.
A Cáritas é uma importante animadora da Campanha da Fraternidade. O evento é uma oportunidade para que os(as) agentes Cáritas contribuam na construção de um tempo de oração, reflexão, mobilização social e ação contra as desigualdades e injustiças sociais. Por isso, também, a ATI esteve envolvida na construção da exposição.
Campanha da Fraternidade
A Campanha da Fraternidade marca o início do período da Quaresma, que se encerra na Semana Santa. Ela tem como objetivos: despertar o espírito comunitário e cristão no povo de Deus, na busca pelo bem comum; educar para a vida em fraternidade; e renovar a consciência da responsabilidade de todos e todas pela ação da Igreja na evangelização e na promoção humana, em vista de uma sociedade justa e solidária.
Neste ano, a Campanha tem como tema Fraternidade e Ecologia Integral. Seu lema “Deus viu que tudo era muito bom” (Gn 1:31) desperta a corresponsabilidade e visa fortalecer a consciência ecológica e o compromisso dos cristãos e cristãs com a nossa Casa Comum.