Confira a 3ª edição do informativo Margem

Neste mês de outubro, a ATI prestada pela Cáritas Diocesana de Itabira lança mais uma edição do Margem, informativo das pessoas atingidas pelo rompimento da barragem de Fundão nos Territórios 01 (Rio Casca e Adjacências) e 02 (Parque Estadual do Rio Doce e sua Zona de Amortecimento). 

O material reflete sobre a auto-organização das comunidades atingidas na busca por direitos e pela garantia de uma participação informada e qualificada no processo de reparação.

A edição também aborda o protagonismo das mulheres  atingidas nos espaços de participação e o Programa para Mulheres - recurso de 1 bilhão de reais previsto no Acordo de Repactuação, que tem como objetivo reparar as violações de gênero sofridas pelas atingidas durante o processo de reparação.

Nesse sentido, o informativo ressalta o papel da Assessoria Técnica Independente no fortalecimento dessas comunidades, garantindo que as pessoas atingidas tenham as ferramentas necessárias para reivindicar seus direitos. 

Já na sessão Histórias das Comunidades, Marizete e João, moradores atingidos(as) da comunidade Biboca, em São José do Goiabal, demonstram as diferentes formas como as pessoas lidam, ao longo desses 10 anos, com os danos causados pelo rompimento.

Quer saber mais? Acesse a edição completa da 3ª edição do Margem AQUI

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima