ATI consolida 38 Grupos de Base em comunidades atingidas dos Territórios 01 e 02
Grupo de Base é mais um espaço participativo, que possibilita a organização das pessoas atingidas e o acesso a informações qualificadas sobre o processo de reparação.
Grupo de Base é mais um espaço participativo, que possibilita a organização das pessoas atingidas e o acesso a informações qualificadas sobre o processo de reparação.
Decisão do STF levantou debate sobre contratos de honorários
Na última sexta-feira (25), o Fundo Brasil de Direitos Humanos (FBDH) divulgou a lista de projetos selecionados no edital “Promoção e Defesa de Direitos Humanos na Bacia do Rio Doce”. O edital tem por objetivo fortalecer os grupos e coletivos locais na luta contra violações e na defesa dos direitos humanos na Bacia do Rio Doce.
Na última sexta-feira (25), no Palácio do Planalto, em Brasília (DF), Governo Federal, governos de Minas Gerais e Espírito Santo, presidente do Supremo Tribunal Federal, representantes das Instituições de Justiça, representantes das mineradoras Samarco, Vale e BHP Billiton e outros atores participaram da assinatura da repactuação do acordo para reparação dos danos causados pelo rompimento da barragem de Fundão ocorrido em 5 de novembro de 2015 na Bacia do Rio Doce.
Pouco antes da assinatura da repactuação, reportagem da Agência Pública destacou a fala do atingido do Território do Parque Estadual do Rio Doce e sua Zona de Amortecimento, Felipe Godoi.
Após reunião com representantes do Governo Federal para tratar da repactuação, realizada em 18 de outubro, a Cáritas Diocesana de itabira realiza reunião virtual com pessoas atingidas dos Territórios 01 e 02 para repasse das informações
A assinatura da Repactuação do Acordo de Mariana será realizada no dia 25 de outubro de 2024, às 11h, no segundo andar do Palácio do Planalto, em Brasília (DF).
A informação foi confirmada pelo procurador-geral de Justiça de Minas Gerais, Jarbas Soares Júnior, que publicou nas suas redes sociais o convite que recebeu para participar da solenidade.
Reunião contou com a participação de pessoas atingidas, movimentos sociais e Assessorias Técnicas Independentes
Nos dias 26 e 27 de setembro, aconteceu, em Brasília, a 79ª reunião ordinária do Comitê Interfederativo (CIF). Essa foi a primeira reunião após a realização do Encontro das pessoas atingidas pelo rompimento da barragem de Fundão – Bacia do Rio Doce e Litoral Norte Capixaba.
No dia 22 de setembro, a comunidade de Santa Rita, em Marliéria, celebrou a festa de Nossa Senhora do Rosário. A celebração contou com a participação da Marujada e do Congado de São José dos Cocais/Coronel Fabriciano, que marcam o sincretismo do catolicismo e de elementos de religiões de matriz africana.