Ministério Público de Minas Gerais apresenta Núcleo que acompanhará o cumprimento dos acordos de reparação dos rompimentos ocorridos em Mariana e Brumadinho

Pessoas atingidas dos Territórios 01 (Rio Casca e Adjacências) e 02 (Parque Estadual do Rio Doce e sua Zona de Amortecimento) participaram da solenidade 

 

Na segunda-feira (24), ocorreu a solenidade de posse dos coordenadores do Núcleo de Acompanhamento de Reparações por Desastres (Nucard). O órgão tem por finalidade coordenar, supervisionar e garantir maior celeridade, no âmbito do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), o cumprimento dos acordos de reparação relacionados aos rompimentos de barragens de mineração ocorridos em Mariana e em Brumadinho. 

A criação do Nucard auxiliará na centralização do acompanhamento dos processos relativos aos rompimentos que, anteriormente, eram realizados por diversos órgãos do MPMG. 

Foram nomeados os promotores Dr. Leonardo Castro Maia e Dra. Shirley Machado de Oliveira, como coordenador-geral e coordenadora-adjunta, respectivamente.

Entre as atribuições do Núcleo, estão: participação de reuniões periódicas com os comitês de compromitentes e dos atos relacionados ao cumprimento dos acordos de reparação; monitoramento do cumprimento das obrigações e prazos estabelecidos nos acordos; emissão de relatórios técnicos periódicos ao Procurador-Geral de Justiça; promoção da participação das comunidades atingidas no processo. 

“Achei muito importante ser convidada para esse evento, me senti feliz e espero que os dois façam jus aos atingidos da Bacia do Rio Doce  e do Rio Paraopeba.  Ao estar ali senti  que  ainda têm pessoas que podem fazer algo por nós atingidos, que estão esquecidos, em busca de uma reparação que não chega. Fazer parte desse evento é viver um momento de luta incansável”, afirma Conceição de Pádua, moradora atingida de Fazenda do Pena (São Domingos do Prata) e integrante da Comissão Local Territorial de Atingidos(as) de Rio Casca e Adjacências. 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima