Foi divulgado na última terça-feira, dia 21 de maio, o resultado final do processo seletivo para o Multiplica Rio Doce. A ação busca apoiar, com recurso financeiro, o desenvolvimento em gestão de negócios, marketing e transformação digital. A partir disso, também, promover oportunidades de renda e diversificação econômica de empreendedores e grupos dos municípios da Bacia do Rio Doce, em Minas Gerais e no Espírito Santo.
Foram selecionadas 30 propostas de projetos de toda a Bacia do Rio Doce. Destas, 9 foram construídas por pessoas atingidas dos Territórios de Rio Casca e Adjacências e do Parque Estadual do Rio Doce e sua Zona de Amortecimento, que são:
- Adélia Forno e Fogão - Restaurante e Lanchonete, de São José do Goiabal;
- Associação Amor Amor, de São José do Goiabal;
- Mel Ramos, de Timóteo;
- Melipolinário, de São José do Goiabal;
- Fabricação de Calçados Sustentáveis, de Bom Jesus do Galho;
- Buffet Alan Rafael, de Dionísio;
- Associação da Escola Família Agrícola de Camões, de Sem Peixe;
- Mãos da Terra - Sabores da Roça, de Sem Peixe;
- Doralice de Oliveira e Silva, de Sem Peixe.
Após a publicação do resultado final, os representantes dos projetos aprovados deverão formalizar o interesse em participar, através da assinatura do termo de adesão, prevista para acontecer até o dia 31 de maio.
Relembre: em novembro de 2023, a Assessoria Técnica Independente da Cáritas Diocesana de Itabira promoveu uma Roda de Diálogo para debater sobre o Edital e estimular a participação das pessoas atingidas dos Territórios 01 e 02. Durante o período de inscrições, também foram realizados plantões de atendimento para orientar os(as) interessados(as), esclarecer dúvidas sobre os processos e auxiliar na submissão das propostas.
Saiba mais sobre o Multiplica Rio Doce
Conforme divulgado no Edital de seleção, o Programa está estruturado em três frentes principais:
- Capacitação em Elaboração e Gestão de Projetos, que ocorreu durante o período de inscrições, por meio de oficinas e da disponibilização de material orientativo em formato digital;
- Apoio e assistência aos Projetos selecionados no Programa, ao longo de 18 meses:
- geração de um Plano de Implementação para o desenvolvimento do Projeto;
- capacitação dos participantes para fomento à transformação digital das propostas acompanhadas;
- aprimoramento dos produtos e serviços;
- aperfeiçoamento da gestão dos empreendimentos.
3. As propostas de projetos selecionadas receberão fomento financeiro para melhoria da infraestrutura produtiva, equipamentos, insumos e marketing.
O Edital Multiplica Rio Doce está inserido no âmbito do Programa 18 - Desenvolvimento e Diversificação Econômica, instituído a partir do Termo de Transação e Ajustamento de Conduta (TTAC) e é de responsabilidade da Fundação Renova.
Para saber mais, acesse em: https://www.multiplicariodoce.com.br
Parabenizamos os contemplados